0

Implantes Dentários, Tudo o que você Precisa Saber

Implante Dentario Blog

Para esclarecer os nossos pacientes, Dra. Danielle Leal nos trouxe respostas a algumas das dúvidas mais frequentes:

O que é implante dentário?

O Implante dentário é uma pequena peça de titânio, material biocompatível que não sofre rejeição pelo organismo, inserida dentro do osso maxilar inferior e/ou superior para substituir a raiz de um dente natural perdido.

Como será feito o tratamento?

O tratamento com implantes envolve duas etapas distintas: fase cirúrgica, em que será realizada a fixação do implante no osso, e a fase protética, em que será confeccionada uma prótese sobre o implante dentário.

Quanto tempo demora a cirurgia de implante?

A cirurgia para fixação do implante é realizada em ambiente ambulatorial (consultório odontológico), normalmente sob anestesia local e a sua duração dependerá do número de implantes a serem fixados e da necessidade ou não de procedimentos de enxertias.

Qual o tempo de tratamento?

O tempo da reabilitação com implantes dependerá da condição bucal do paciente e do planejamento proposto. Variáveis como número de dentes perdidos, disponibilidade tecidual (óssea e gengival) e necessidade da inter-relação com outras especialidades odontológicas serão determinantes para estimar o tempo de tratamento.

Todo mundo pode colocar implante?

Qualquer pessoa com um nível de saúde razoável, que tenha quantidade de osso adequado e mantenha boa higiene oral, livre de doença gengival, será um bom candidato. No entanto, os implantes dentários só podem ser inseridos depois que os ossos da mandíbula estejam totalmente desenvolvidos.

Os implantes sofrem rejeição?

Não. O que poderá ocorrer é uma falha no processo de osseointegração do implante (processo no qual formará tecido ósseo na superfície do implante, incorporando-o ao organismo) ou a perda dessa integração depois de um tempo. Isso poderá ocorrer devido, por exemplo, a doenças sistêmicas não controladas, qualidade óssea local, infecções ao redor do implante, alcoolismo, tabagismo, doença periodontal não tratada, higiene oral deficiente e hábitos parafuncionais não controlados (ex. bruxismo).

O que é carga imediata?

A carga imediata é uma técnica em que é realizada a cirurgia de fixação do implante e a instalação da prótese definitiva na mesma consulta ou em até, no máximo, 72 horas após o procedimento. É uma técnica muito eficaz, com bom prognóstico e boa previsibilidade, desde que seja corretamente indicada, planejada e executada.

dentalca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *